5 maneiras naturais para prevenir a diabetes

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Há um ditado popular que diz que o peixe morre pela boca, e homem na maioria das vezes também. Não há doença mais sagaz e silenciosa do que a diabetes, quando ela revela seus sintomas, a situação já é complicada.

Diabetes

Eu digo complicada porque você terá que mudar radicalmente de hábitos, fazer tratamentos longos e cansativos, se preocupar diariamente e cada refeição o que pode ou não comer. Por isso, nada melhor do que prevenir.

A falta de insulina, que é produzida no pâncreas, faz com que a glicose (açúcar) permaneça no sangue, e assim viaje por todo o corpo causando danos aos tecidos e células mais sensíveis. O papel da insulina é fazer o açúcar se concentrar no fígado, músculos e no tecido adiposo ou gordura.

Se você está lendo este artigo, é porque está buscando uma forma de se prevenir da diabetes. Primeiro passo, que deve ser levado em conta antes de você saber as cinco maneiras para sair dessa enrascada. Você precisa emagrecer, a diabetes tipo 2, provem de diversos fatores é verdade, mas eles só existem por causa do sobrepeso. Então tenha como meta emagrecer 10% do seu peso atual.

Escolhas saudáveis contra a diabetes

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Algumas das complicações da diabetes são glaucoma (cegueira), falta de capacidade do corpo de se cicatrizar, impotência sexual, fraqueza constante no dia-a-dia e lesão permanente em diversos nervos do corpo.

complicações da diabetes glaucoma

Leia seguir as maneiras não digo que são só naturais, mas sim essenciais para evitar as devastações que esta doença causa:

1) CALMA: Tente meditar antes de começar o dia, pense em tudo o que poderá acontecer e como você irá resolver. Assim você fica preparado para os problemas, e isso diminui o stress, que eleva os hormônios cortisol, epinefrina e glucagon, que também aumentam a glicose no sangue e prejudicam a eficiência da insulina produzida pelo pâncreas. Medite, funciona de verdade.

2) CERVEJA SIM: Desfrute de uma cerveja ocasionalmente ou um copo de vinho. A ingestão de álcool (uma dose por dia para mulheres, duas para os homens está cientificamente comprovada que aumenta a capacidade do corpo de evitar lesões em decorrência da diabetes tipo 2. Mas se as doses forem maiores do que duas latas de cerveja, por exemplo, acontece o inverso. Neste caso, a moderação é o fiel da balança, para uma saúde melhor.

3) DURMA GOSTOSO:  O sono de má qualidade e privação dele aumenta o risco de obesidade e por sua vez de diabetes tipo 2. Por isso, durma de 7 a 8 horas todas as noites, procure dormir de noite, o sono noturno é diferente do sono diurno. A noite, por falta de luz solar, o corpo produz hormônios diferentes buscando reparação de tecidos e músculos, inclusive reduzindo o metabolismo.  

4) GINÁSTICA: Exercícios todos os dias. A atividade física melhora a sensibilidade dos tecidos à insulina e facilitam controle de peso. Lembre você precisa perder 10% do seu peso, mas para mantê-lo, você precisa fazer exercícios todos os dias. Não é necessário correr todos os dias por exemplo, mas durante a semana frequente uma acadêmia, nos fins de semanas faça uma caminhada com mais de 20 minutos de duração. 

5) COMER COMIDA: Coma comida de verdade, em vez de alimentos processados. São alimentos de verdade: frutas, legumes, peixe, carne e sementes. Eles irão ajudá-lo a evitar os carboidratos refinados, açúcares adicionados e gorduras trans que estão em 90% dos alimentos vendidos nas prateleiras de supermercados hoje em dia. Comida saudável faz seu corpo ficar saudável também. Num curto espaço de tempo, você sentirá uma grande diferença de saúde em comer comida de verdade todos os dias. Um Mc Donalds no fim de semana para quem já perdeu os 10% do peso não causará nem um maleficio.

 

 ESCOLHA: Alimentos saudáveis X Medicamentos pesados

Alguns alimentos fazem o açúcar demorar para ser processado pelo organismo, é o caso dos legumes e vegetais. Esse tempo a mais de processamento faz com que o nível dele no sangue fique num nível aceitável.

Mas não adianta comer dois bombons, uma folha de alface, um tomate e um quiabo. Não funciona assim, é necessário ter equilíbrio e saber moderar, se hoje você abusou de doces e carboidratos como pão, macarrão e batatas, amanhã procure comer mais legumes e vegetais, e beber um suco leve sem açúcar, como o de abacaxi.

Seguindo os cinco passos já citados neste artigo, mesmo que não de forma rigorosa, você se manterá saudável e com sua diabetes tipo 2 ou a pré-diabete controlada de forma natural, sem a ajuda de medicamentos pesados.